Terceira Imersão
Agente MUDA

14, 15 e 16 de junho de 2024

icone-ponto

Centro Paulus

Primeira Imersão

Especialistas

Adriana
Barbosa

Daniel Christian
Wahl

Célia
Cruz

Stewart
Wallis

Marina
Gattás

Samuel
Emílio

Sir Ronald
Cohen

Tomás
De Lara

Marco
Gorini

Marcel
Fukayama

Maria Helena
Fonseca Faller

Ricardo
Ramos

Facilitação Primeira Imersão

Andreas
Ufer

Tenile
Vicenzi

Thais
Mantovani

REALIZAÇÃO:

CORREALIZAÇÃO:

PARCERIAS ESTRATÉGICAS:

ashoka
b
welling
alliance
fgv
ago
logo nova edc colorida

APOIO TÉCNICO:

aramus

APOIO INSTITUCIONAL:

helda
fgv

Segunda Imersão

Speakers

Adriana
Barbosa

Amanda
Costa

Vanda
Witoto

Lucas
Ramalho

Facilitação

Carlos
Humberto

Iara
Vicente

Marcel
Fukayama

Natalia
Tatanka

Marco
Gorini

Sanket Ana
Thimoteo

Rennê
Nunes

Thaís
Mantovani

Valeria
Lapa

Ricardo
Ramos

Maria Helena
Fonseca Faller

REALIZAÇÃO:

PARCERIAS ESTRATÉGICAS:

APOIO INSTITUCIONAL:

helda

Agente MUDA - www.agentemuda.com.br

Adriana

Barbosa

Adriana Barbosa é CEO da PretaHub e fundadora do Festival Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo da América Latina. 

Em seu currículo, Adriana acumula diversas homenagens e premiações: em 2017 foi homenageada como os 51 negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo segundo o Mipad, premiação mundial reconhecida pela ONU; em 2020 foi reconhecida como a primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo no Ano, pelo Fórum Econômico Mundial; já em 2022 e 2023, foi reconhecida como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg Linea.

Daniel

Christian Wahl

Daniel Christian Wahl nasceu na Alemanha e vive na Espanha, onde trabalha local e internacionalmente como consultor, educador e ativista. Biólogo (Universidade de Edimburgo), Mestre em Ciências Holísticas (Schumacher College) e Doutor em Design Natural (Universidade de Dundee), contribui para organizações como Bioneers, Gaia Education, Common Earth, entre outras. É membro do International Futures Forum e faz parte do conselho consultivo da Commonland Foundation e Ecosystems Restoration Camp Foundation. Daniel é o autor do livro  internacionalmente aclamado Design de Culturas Regenerativas.

Célia

Cruz

Célia Cruz é diretora executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) desde 2012, antes teve várias posições na Ashoka (2002-11) Brasil, Canadá e Global. Trabalhou no IDIS (2000-02) apoiando fundações comunitárias. Empreendeu a consultoria em captação de recursos, Philantropics (1994-2002) apoiando a EAESP/FGV (1994- 2000) e várias organizações. Leciona cursos de captação de recursos, empreendedorismo social, investimentos e negócios de impacto. Economista da FEA/USP e mestrado pela EAESP/FGV com intercâmbios na França e Canadá.

Stewart

Wallis

Stewart Wallis é presidente do WEAll, o Wellbeing Economy Alliance. Foi diretor do New Economics Foundation (NEF) por 12 and e diretor i internacional  da Oxfam GB por 10 anos. Antes esteve por 7 anos no Banco Mundial em Washington DC. Stewart tem mestrados em Cambridge e na London Business School, un doutorado honorário da Lancaster University. Ele também é Presidente do Conservation Farmin Trust e coautor do livro “A Finer Future”.

Marina

Gattás

Marina Gattás é líder de Política e Cultura na Wellbeing Economy Alliance, organização sem fins lucrativos que tem como missão acelerar uma transformação econômica para que economias ao redor do mundo priorizem o bem-estar das pessoas e do planeta, onde é responsável pela produção e disseminação de conhecimento e soluções nos meios culturais e políticos. É graduada em Ciências Políticas pela Brown University, nos Estados Unidos, realizou intercâmbio na Sorbonne-Paris e tem um MBA em Gestão Pública pelo Insper. Foi assessora parlamentar no Congresso Nacional, coordenando os times de articulação política e de comunicação no mandato da Deputada Federal 

Samuel

Emílio

Samuel Emílio é fundador do Diário Antirracista, engenheiro, foi coordenador de políticas públicas na Educafro, coordenador nacional do Movimento Acredito e coordenador de diversidade e inclusão na Tribo. Atualmente está como Associate na Imaginable Futures, uma organização filantrópica que investe em educação no Brasil, África do Sul, Quênia e EUA. Mineiro, filho do Juca e da Arlete, é apaixonado por pipoca e por um bom banho no mar.

Sir Ronald

Cohen

Sir Ronald Cohen é co-fundador e Presidente do Global Steering Group for Impact Investment (GSG), do The Portland Trust, e da International Foundation for Valuing Impacts (IFVI). Ele também é co-fundador e Presidente do Bridges Fund Management, do Big Society Capital, e do Impact Weighted Accounts (IWA) da Harvard Business School, e co-fundador e Diretor do Social Finance Reino Unido, EUA, e Israel.

Tomás

De Lara

Tomás De Lara é administrador de empresas PUCRS Master. Cofundador e colíder do Cidades+B (iniciativa global do movimento de Empresas B), conselheiro do Sistema B Brasil, e do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e sócio-diretor da agropecuária Estância do Chalé. Professor em cursos de inovação econômica no Brasil e em outros países

Marco

Gorini

Marco Gorini é Investidor e empreendedor social, com mais de 25 anos de experiência. É co-fundador e CEO do Grupo Din4mo, cujo propósito é mobilizar capitais para elevar o Bem Estar coletivo. Pioneiro, com a Din4mo Ventures, na criação do primeiro Syndicate de Crowdequity de Impacto Social do Brasil, com mais de 400 investidores em sua rede de apoio. Também é Co-fundador do BlendLab, Co-fundador do SOMA, Co-idealizador do primeiro sustainable bond do Brasil e Co-idealizador da primeira debênture social do Brasil, via modelo de blended finance, premiada pela ONU HABITAT em junho de 2018, para a empresa Vivenda. Palestrante em eventos nacionais e internacionais nos temas de impact investing, finanças híbridas e blended finance e autor de livros e diversos artigos sobre negócios de impacto, finanças híbridas e mudança civilizatória.

Marcel

Fukayama

Marcel Fukayama é Co-fundador da Din4mo e cofundador do Sistema B Brasil. É atualmente head de Global Policy no B Lab Global. Formado em Administração de Empresas, com MBA e mestrado em administração pública pela London School of Economics and Political Science. Foi reconhecido como um dos jovens da lista Forbes Abaixo de 30, apontado como um 10 CEOs mais inspiradores do Brasil pela GQ Magazine, escolhido um dos 12 jovens líderes globais pela Skoll Foundation e MasterCard Foundation e apontando entre os 100 inovadores globais pela Época Negócios.

Maria Helena

Fonseca Faller

Maria Helena Fonseca Faller É empreendedora social, advogada, professora universitária, mestre em direito público pela UFSC, doutora em direito socioambiental pela PUC/PR. Na Din4mo Lab, colidera o Agente MUDA. Na REPAM e Fundação Porticus é consultora do Núcleo de Justiça Socioambiental e Bem Viver. É co-fundadora da Outra Economia, hub da Wellbeing Economy Alliance do Brasil. Foi presidente e coordenadora executiva da Anpecom. É membro do Comitê Científico da Economia de Francisco global.

Ricardo

Ramos

Ricardo Ramos É engenheiro de produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui um MBA internacional pelo INSEAD (Singapura e França) e um Master em Liderança e Gestão Pública pelo CLP, com módulo internacional na Blavatnik School of Government (University of Oxford/Inglaterra). É co-fundador e foi sócio-diretor por 6 anos da Gove, negócio de impacto social que aumenta eficiência fiscal das administrações públicas municipais. Co-lidera o Agente MUDA e é diretor executivo da Aliança de Investimentos e Negócios de Impacto. 

Andreas

Ufer

Andreas Ufer é sócio-fundador do Sense-Lab, onde trabalhou em diversos projetos focados em inovação e estratégia organizacional, estruturação de negócios, desenvolvimento de redes e processos multi-stakeholders. É especializado em processos estratégicos participativos baseados no diálogo e envolvimento de diversos atores, Andreas é formado em engenharia pela Poli-USP e pela Universidade de Aachen na Alemanha, tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV e pós-graduação executiva em Estratégias de Impacto Social pela Universidade da Pensilvânia. Antes de fundar o Sense-Lab, atuou por 9 anos em diferentes empresas, com experiências na Alemanha, EUA e China, trabalhando em planejamento estratégico, supply chain e como sócio diretor de uma empresa de médio porte. Foi professor convidado das aulas de Empreendedorismo Social do Certificate in Business Administration no Insper por 3 anos, professor local do curso Social Entrepreneurship: Innovation, Technology, Design and Social Change da World Learning, e professor de Negócios de Impacto Socioambiental no Amani Institute e no Instituto de Pós-Graduação e Graduação em Goiás.

Tenile

Vicenzi

Tenile Vicenzi é sócia, consultora e facilitadora de processos no Sense-Lab. Apaixonada por música, escrita e fotografia, é uma grande apreciadora da natureza e das pequenas coisas da vida. Atua no desenho de processos colaborativos e co-criativos para planejamento estratégico, estrutura e governança, cultura organizacional, programas e formações.  Formada em Comunicação Social, tem uma longa trajetória profissional em multinacionais como Renault e Volvo. Possui um MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Responsabilidade Social (FGV), Pós Graduação em Dinâmica dos Grupos (SBDG), e diversas outras formações em processos participativos como Treinamento em Liderança Sociocrática, Teoria U, Programa Germinar, Metodologia Dragon Dreaming, Teoria Integral e Formação em Coach Ontologico. Em uma viagem de 500 dias pela Ásia pesquisou sobre modelos inovadores de educação e esteve imersa em escolas progressistas. Em 2018 palestrou no TEDx sobre o tema Reaprender a Aprender.

Thais

Mantovani

Thais Mantovani é consultora no Sense-Lab, Thais é mestra em ciências com foco em sustentabilidade e regeneração planetária pela Schumacher College (UK). Apaixonada pela natureza, tem como propósito impulsionar mudanças sistêmicas por meio de plataformas educativas facilitando diálogos entre diferentes visões de mundo e abrindo espaço para uma presença humana mais regenerativa na Terra. É co-fundadora da EcoUniversidade, um projeto educacional que impulsiona a transformação sustentável através da educação. Também, é fellow do Youth Climate Leaders participando de diálogos educativos sobre mudanças climáticas. Faz parte da rede Global Regeneration CoLab, trabalhou na startup Polen de Economia Circular auxiliando grandes empresas a destinarem de forma responsável seus resíduos. Já trabalhou em projetos de consultoria de mudanças sistêmicas para grandes organizações como a Natura, Oak Foundation, BMW Foundation, dentre outras.

Amanda

Costa

Amanda Costa é ativista climática, jovem conselheira do Pacto Global da ONU, fundadora do Instituto Perifa Sustentável e apresentadora do #TemClimaParaIsso?, um programa sobre crise climática. Formada em Relações Internacionais, Amanda foi reconhecida como #Under30 na revista Forbes, TEDx Speaker, LinkedIn Top Voices e Creator e em 2021 foi vice-curadora do Global Shapers, a comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial.

Vanda

Witoto

Vanda Witoto: mulher indígena e amazônida, Líder do povo Witoto, Educadora Política, Ativista Ambiental, empreendedora e palestrante. Nascida e criada às margens do Rio Solimões, na Amazônia brasileira, Vanda Witoto personifica o espírito de seu povo, os Witoto, que reverenciam as formigas como símbolo de resiliência, trabalho duro e comunidade. Como técnica de enfermagem, Vanda teve papel fundamental no combate à pandemia da Covid-19, tornando-se a primeira pessoa vacinada no estado do Amazonas. Ela prestou atendimento médico às 700 famílias do Parque das Tribos, bairro indígena periférico sem infraestrutura básica na região metropolitana de Manaus. Ela reviveu os saberes ancestrais da medicina indígena antiga, aproveitando as propriedades curativas únicas da floresta. Vanda Witoto participou da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP27) e mais recentemente o Climate Weekend, promovido pela Brazil Climate Summit 2023 em Nova York , amplificando a voz vital dos povos indígenas na luta global pela preservação ecológica. Sua história serve como um farol de esperança e inspiração na busca de um futuro sustentável para todos nós.

 

Lucas

Ramalho

Lucas Ramalho Maciel é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental há 14 anos, com 6 anos de experiência na Secretaria da Indústria, Comércio e Serviço. Liderou a área de inovação social e coordenou a Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto – Enimpacto, uma articulação entre governo, sociedade civil e iniciativa privada que quadruplicou os investimentos de impacto no país. Com a iniciativa, ganhou o prêmio Ideias Inovadoras do Ministério da Economia. É mentor do BNDES Garagem, que acelera startups brasileiras, e coordenou a articulação interfederativa para a construção do Sistema Nacional de Investimentos de Impacto. Foi assessor especial no Ministério do Desenvolvimento Agrário, dirigindo os programas Mais Alimentos, Mais Alimentos Internacional e PAC Máquinas. Na Secretaria-Geral da Presidência da República, foi responsável pela formulação e coordenação de programas em parceria com o BNDES. Graduado em Agronomia pela UnB, é especialista em Gestão Governamental e mestre em Agronegócio. Faz parte do programa de lideranças em mudanças climáticas do Climate Reality Project conduzido pelo ex-vice presidente dos EUA, Al Gore.

 

Carlos

Humberto

Mais de 15 anos de trajetória acadêmica e profissional dedicada à promoção de Direitos Humanos, com foco na promoção de igualdade racial e combate ao racismo. Foi bolsista do David Rockefeller Center for Latin American Studies, em Harvard (EUA) e da PUC-Rio. Atuou em diferentes esferas da sociedade civil organizada e instituições corporativas, com implementação de projetos de impacto social pioneiros e emblemáticos do País, como A Cor da Cultura (Fundação Roberto Marinho), além de atuação em movimentos sociais de combate à desigualdade racial e social no Brasil.

Iara

Vicente

Iara Vicente é CEO da premiada empresa Nossa Terra Firme, especializada em inovação, tecnologia e sustentabilidade do ponto de vista decolonial. É Mestre em Administração Pública em Ciência e Política Ambiental pela Columbia University e Bacharel em Sociologia pela Universidade de Brasília. Através da Nossa Terra Firme, assessorou mais de 40 iniciativas localizadas em diferentes contextos da América Latina, Caribe e África a partir do método ESG Decolonial, de sua autoria. Em 2023, foi considerada uma das 50 mulheres construindo o futuro da WEB3 pelo veículo CryptoConéxion. Em 2022, a Nossa Terra Firme foi tambem vencedora do Premio Casa Rio Gerações na categoria Desenvolvimento Social.Em 2017, foi considerada pelo UNLEASH Innovation Lab como um dos 1000 Talentos Mundiais para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015. Natural do Estado do Acre, tem nas experiências sustentáveis e inovadoras da Amazônia Brasileira sua grande inspiração para a construção de alternativas de futuro para o Brasil e para o mundo.


Natalia

Tatanka

Mulher Indigena, moradora da comunidade do Bom Jardim, periferia da cidade de Fortaleza no Ceará- Brasil. Psicóloga, com especialização em Abordagem Sistêmica Comunitária, Terapia Comunitária indígena e Musicoterapia. Mestre em Reiki, Consteladora Familiar e outras Práticas Integrativas Complementares-PICs. Agente MUDA, Pós graduada em Neuropsicodiagnóstico com MBA em Empreendedorismo Social e Gestão do 3º setor, CEO do negócio Social Giardino Buffet, projeto de Sustentabilidade do Movimento Saúde Mental. Formada pela Escola de Negócios da Favela. Formanda no Programa de Líderes da Falcons University. Mestranda em Gastronomia pela UFC. Facilitadora de Grupos, Professora e Palestrante em vários cursos e eventos nacionais e internacionais, como Brasil, EUA, Itália, Paraguay, Peru e Bolivia.

Sanket Ana

Thimoteo

Formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pelo Mackenzie de SP, trabalhou com estudos do comportamento de nichos de mercado e com consultoria nas áreas de telefonia e obras civil. Durante o percurso profissional, tornou-se uma grande curiosa de tecnologias sociais. Teve seu primeiro contato com o movimento de permacultura e com a Comunicação Não Violenta. De lá veio o Dragon Dreaming e a educação Gaia. Mergulhou mais e se deparou com a Teoria U de Otto Scharmer e o movimento TEAL inspirado no livro Reinventando as Organizações, de Frederic Laloux. É apaixonada por ferramentas de aprendizagem autodirigidas e pela Sociocracia. Hoje, empreende em rede como membro da Teal Brasil, Sociocracy for All e outros.

Rennê

Nunes

Empresário B afro-brasileiro de origem periférica, Rennê Nunes é CEO da UP Lab. Tem formação em Comunicação pela UFF, especialização em Liderança Criativa pela Miami Ad School e Design para a Sustentabilidade pelo Gaia Education. Também é Facilitador pelo Art of Hosting.   Atualmente faz parte do Conselho e Colidera o GT de Justiça Social do Sistema B Brasil. É Embaixador do Lab60+, Correalizador do Agente Muda, mentor na Yunus Negócios Sociais e professor convidado na Comunidade de Prática Empreendedorismo Regenerativo da

Escola Schumacher Brasil.  Co-fundou o Festival Colaboramérica, um dos principais festivais de novas economias da América Latina. Pela UP conquistou mais de 27 prêmios nacionais e internacionais. Em 2023 celebra 20 anos de jornada empreendedora

Valeria

Lapa

 Mulher-brasileira-afroindígena-mãe apaixonada por comunicação, sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão – liderando equipes/projetos ou mobilizando recursos. Se coloca à serviço de causas e de organizações atuando como consultora, facitadora e mentora. Possui graduações e especializações em Jornalismo e Relações Públicas. Passou pelas áreas de comunicação, marketing, captação de recursos, relações institucionais e gestão socioambiental de empresas e ONGs.  É também Terapeuta Comunitária Integrativa e formadora nessa metodologia, coautora do livro O Impacto do Afroempreendedorismo (Selo Aupa) e membra dos coletivos Rede Narrativas – Por uma comunicação que mobiliza, Jornalistas Pretos(as) e da comunidade de práticas Agente MUDA. Conselheira da REMAF – Rede de Mulheres das Águas e das Florestas e colaboradora do projeto BIOMA Comunicação Ancestral.