O mês de setembro é consagrado como o mês amarelo, dedicado à conscientização sobre a saúde mental. Essa campanha não é apenas mais uma atividade, mas um alerta importante para cuidarmos uns dos outros.
A palavra ‘cuidar’ vem do latim cogitare, que significa pensar, refletir e ter atenção. Já em francês, ‘cuidar’ está relacionado à expressão prendre soin de, que significa tomar cuidado. Isso nos lembra que cuidar envolve reflexão e consideração.
Como profissional da área, estou realizando rodas de conversa com colegas que atendem pessoas em situações de vulnerabilidade. Isso é uma forma de cuidar de quem cuida, criando um espaço de escuta e apoio mútuo. Falamos sobre nossas histórias, culturas e espiritualidades, especialmente no contexto da migração.
A psicologia pode ajudar as pessoas a se reconectarem com seus vínculos afetivos e a descobrirem o potencial da coletividade. O lema haitiano ‘L’union fait la force’ (A união faz a força) reflete a importância da unidade. Em um mundo onde os laços familiares e amizades estão frágeis, resgatar os valores coletivos é essencial para promover a saúde mental. Estar juntos, compartilhar alegrias e dores, faz com que todos se sintam parte de uma comunidade.
Psic. Clefaude Estimable 08/ 39 664, especialista em mediação intercultural e intérprete.